fbpx

Wicorp sistemas de telefonia baseados em nuvem e serviços VoIP comerciais. Entre em contato conosco

Como usar SD-WAN para economizar com seus links de internet?

Imagine que você precisa se deslocar de um ponto a outro na cidade e precisa fazer isso de maneira rápida e sem perder tempo com intervenções externas (tais como acidentes que atrapalham o fluxo de carros, ruas esburacadas, vias interditadas etc.).

Antigamente, antes do advento do GPS e, posteriormente, do Waze, ter uma visão antecipada do que estava acontecendo em determinado percurso era impossível. Contava-se com a sorte ou com o conhecimento prévio de caminhos alternativos.

Hoje, sabemos, o cenário é diferente. Um simples aplicativo consegue nos informar qual o melhor caminho para chegar a determinado lugar, com economia de tempo e de combustível!

Agora, imagine se existisse uma ferramenta que pudesse fazer pelo tráfego de dados de suas redes o mesmo que o Waze faz pelo fluxo do trânsito? Seria incrível poder “prever” antecipadamente onde determinadas aplicações estão utilizando mais banda para poder direcionar os melhores recursos para elas e, assim, evitar gargalos na rede e links ociosos, não é mesmo?

Essa ferramenta já existe! E atende pelo nome de SD-WAN.

O que é SD-WAN e por que essa tecnologia ajuda a reduzir os custos de largura de banda?

SD-WAN (Balanceamento Definido por Software) é uma revolucionária forma de otimização da WAN, que possibilita melhor desempenho dos links de internet. Ao contrário da WAN tradicional, o SD-WAN proporciona maior agilidade de acesso e possibilita redução de custos principalmente no que diz respeito à aquisição de banda.

De maneira simplificada, sua eficiência pode ser explicada por meio da disponibilização de vários caminhos da WAN (multi-path WAN), que de modo inteligente faz o monitoramento contínuo do uso dos links de comunicação, otimizando e ajustando a largura de banda de acordo com o fluxo de tráfego das aplicações.

Ou seja: através do tipo de requisição de banda, o serviço determina qual o melhor caminho para cada tipo de dado, de acordo com as regras de priorização definidas pelo administrador da rede e com base no que é mais ou menos importante para o negócio.

Segurança, desempenho, agilidade e economia

SD-WAN trabalha com VPN criptografada e otimizada, trazendo maior segurança e agilidade na comunicação da rede. Essa camada de segurança de ponta a ponta permite o acesso direto das filiais às aplicações em nuvem sem correr o risco de o link ser interceptado no meio do caminho.

Com SD-WAN, é possível criar um acesso à internet separado do tráfego de dados, diminuindo o tráfego na VPN e aumentando a velocidade para acesso à internet.

Contando com um sistema descentralizado de gestão, é possível acompanhar o desempenho de links próprios e de terceiros em uma plataforma única, com a geração de relatórios gerais de acompanhamento.

Além disso, uma vez que a SD-WAN é configurada todo o tráfego é monitorado automaticamente pelas regras de software definidas no próprio dispositivo, não sendo necessária nenhuma intervenção humana.

O SD-WAN também permite unir links de distintas tecnologias em um único link virtual, com o objetivo de aumentar a tolerância a falhas e otimizar o uso da banda através de shaping de pacotes. Assim, ele se torna ideal para empresas que precisam de alta disponibilidade e mais performance para suas aplicações, além de flexibilidade para expandir e administrar com facilidade a sua rede corporativa, independentemente do tamanho.

Conheça melhor a tecnologia SD-WAN clicando aqui aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.